Estudantina da Madeira


 

 

ESTUDANTINA DA MADEIRA

Música / Animação de Rua

 

Sábado, 27 de Maio de 2017

14:00 às 17:00 horas

Ponta do Sol

 

Ruas do Centro Histórico da Vila da Ponta do Sol



UM POUCO DE HISTÓRIA

 

Tudo começou no decorrer do ano 2000 quando um grupo de Universitários Madeirenses juntou-se numa típica tasquinha desta ilha com o intuito de reviver a tradição das Estudantinas do antigo Liceu do Funchal do 1º quartel do século XX.

 

Fomentando o interesse em seduzir as belas moças e os valores estudantis, pretendeu-se criar uma tuna que unificasse toda a Academia através da música, servindo de elo entre as instituições de Ensino Superior locais (ISAL, UMa e Escola de Enfermagem S. José Cluny).

 

Congregando ainda antigos tunos a residir/trabalhar na RAM, esta tuna tem levado o bom-nome da Região além – fronteiras (Alemanha, Bélgica, Suíça, Espanha, Reino Unido e Liechtenstein) e anualmente tem organizado o FesTA – Festival Internacional de Tunas do Atlântico, evento que procura divulgar o fenómeno das tunas académicas e a sua evolução musical e deste modo, promover a partilha de saberes, ideias e experiências.

 

Mais madura, a Estudantina Académica da Madeira tenta inverter um pouco a ideia já normalizada e assumida por muitos de que a “tuna” é igual a boémia (com todo o sentido depreciativo a que esta palavra possa estar associada); tarefa nada fácil, mas que aos poucos vai sendo interiorizada por aqueles que se condescendem a tirar algum do seu tempo para apreciar o seu trabalho.

 

O culminar desta ideia está patente no trabalho que esta associação cultural, composta por músicos totalmente amadores, tem realizado.

 

Até à data a Estudantina Académica da Madeira editou dois trabalhos discográficos intitulados “Ensaio Geral” (2003) e “Alma” (2011) e é com enorme prazer que participa este ano no Festival AQUIACOLA da Ponta do Sol.

 

Recentemente a EAM alterou o seu logo comercial de forma a tornar este mais intuitivo e moderno, aliando a imagem da Região, da música tradicional, do vinho e da Estudantina, num só logotipo de fácil apreciação.

 

 


Write a comment

Comments: 0

Subscribe to our mailing list

* indicates required