Grupos de Folclore


 

 

GRUPO DE FOLCLORE DO ROCHÃO

GRUPO DE FOLCLORE DA PONTA DO SOL

Música / Animação de Rua

 

Sábado, 27 de Maio de 2017

Domingo, 28 de Maio de 2017

 

14:00 às 20:00 horas

Ponta do Sol

 

Ruas do Centro Histórico da Vila da Ponta do Sol

 

FESTIVAL AQUI ACOLÁ 2017

 

O Grupo de Folclore de Ponta do Sol, apresenta vários quadros ao vivo, representativos da História de Ponta do Sol em Finais do Sec XIX e princípios do sec XX.

 

Em todo o espaço teremos figurantes em movimento pois vamos representar as vivências dessa época e actividades do dia-a-dia. Conjuntamente com Grupo de Folclore do Rochão faremos pequenas caminhadas e desfiles com trajes de domingar, trajes de trabalho e objectos etnográficos.

Teremos as tocatas dos Grupos constituídas pelos instrumentos tradicionais, que vão animar com cantigas e danças entre os espectáculos.

Espalhados pelo recinto do aqui acolá vão existir figuras em tamanho gigante alusivas à etnografia.

 

 

António Vale


Grupo de Folclore do Rochão

 

O Grupo de Folclore do Rochão foi fundado a 17-12-86 por Alexandre Rodrigues e um grupo de jovens aficionados pelo folclore.  

 

Este grupo surge a partir da cisão com outro grupo já existente no Rochão, devido mormente a discrepâncias relativamente à interpretação e representatividade dos usos e costumes das gentes do Rochão e da Camacha. Desde a sua fundação, o grupo tem-se debruçado e empenhado no aprofundamento das diversas áreas de índole   etno-folclóricas, desde: a dança, a música, o canto, o traje, entre outras.  

 

Em 1989, o grupo promove o primeiro intercâmbio com um grupo do continente português e, desde então, o grupo, incessantemente, tem promovido diversas permutas, quer com grupos nacionais, quer internacionais; a nível nacional, o grupo já percorreu de Norte a Sul e algumas ilhas do Arquipélago dos Açores; a nível internacional destacam-se as presenças em:  Espanha; Arquipélago da Canárias; França; Alemanha; Brasil; Itália e Inglaterra.  

 

Também digno de registo é a realização de festivais de folclore bianuais, que já conta com a XII edição a nível nacional e X a nível internacional e conferências inerentes a várias temáticas no âmbito da Etnografia e do Folclore, onde se destacam, "Os remédios d'outrora"; "O nosso folclore no limiar do Século XXI"; "Os tocadores de harmónica e o entretenimento popular"; etc.  

 

 

Em 2006, a quando do vigésimo aniversário, o Grupo editou o seu primeiro CD, cujo título foi “Meia valsinha".  Atualmente, com cerca de quarenta elementos, o grupo desempenha um papel importante na preservação da cultura popular tradicional do Rochão e da Camacha.


GRUPO DE FOLCLORE DA PONTA DO SOL

 

Foi fundado a 2 de Agosto de 1981 o Grupo de Folclore de Ponta do Sol, com o objectivo de recolher, preservar e divulgar, os usos, costumes e tradições da Região Autónoma da Madeira, em particular do Concelho de Ponta do Sol.

 

Ao logo da sua existência (36 anos), este grupo tem funcionado como uma autêntica Escola de Folclore e de Vida, onde se promove a formação contínua, teórica e prática das crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

 É membro efectivo da Federação de Folclore Português, desde 1990, sendo o primeiro grupo madeirense federado.

 

No ano de 2006, foi homenageado com o Galardão da Cultura, pelo Governo Regional da Madeira, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura, pelos serviços prestados em prol da Cultura.

 

Para além de ter percorrido toda a Ilha da Madeira em eventos diversos, tem participado também em Festivais de Folclore  em todo o País e no Estrangeiro, nomeadamente no Brasil, Alemanha, Espanha e França.

 

Tem 2 CDs gravados, 4 DVDs “Costumes e Tradições da Ponta do Sol”, “Tradição do Espírito Santo na Madeira”, “Exposições etnográficas ao Vivo” e “Viagem ao longo dos Séculos”.

 

Em 2001 organizou, em colaboração com a Federação do Folclore Português, a VIII Exposição Nacional de Trajes ao Vivo, na Ponta do Sol e Funchal.

 

Organizou 2 congressos de Folclore na Madeira, com a colaboração da Federação do Folclore Português e do Governo Regional.

 

Por ocasião das “Festas do Concelho de Ponta do Sol”, organiza desde há 26 anos, o Festival Nacional e Internacional de Folclore, com transmissão para RTP Madeira e Internacional, onde estão presentes grupos que pelo seu trabalho dignificam o Folclore Regional, Nacional e Internacional.

 

 



Write a comment

Comments: 0

Subscribe to our mailing list

* indicates required