"Memórias do Povo", Odília Pereira


 

 

 

 

"Memórias do Povo"

Lançamento livro de Maria Odília Pereira

Literatura

 

Domingo, 28 de Maio de 2017

16:00 horas

Ponta do Sol

 

Palco 3 - Auditório do Centro Cultural John dos Passos


[TÍTULO] Ponta do Sol — Memórias do Povo

 

[AUTORA] Maria Odília Pereira de Sousa (Recolha, organização e notas)

 

[SINOPSE]

Correspondendo ao desafio de não deixar perder a Memória do Povo, Maria Odília Pereira de Sousa, professora e membro fundador do Grupo de Folclore da Ponta do Sol, reúne nesta obra Ensalmos, Rezas, Rimas Infantis, Lengalengas, Quadras, Provérbios, Expressões, Pragas, Romances, Contos, Jogos, Adivinhas, Enigmas e Paródias do Concelho da Ponta do Sol.

Trabalho elaborado ao longo de vários anos, através da recolha em áudio, vídeo e texto, é um testemunho autêntico da cultura popular que pode servir para entender formas de sobrevivência num determinado tempo histórico, cujas circunstâncias de vida eram muito diferentes das nossas.

 

[LANÇAMENTO]

— Lançamento Regional da obra no Concelho da Ponta do Sol, dia 28 de maio de 2017, inserido no III Festival Aqui Acolá.

 

[SOBRE A AUTORA]

Maria Odília Pereira de Sousa nasceu na Lombada da Ponta do Sol, no ano de 1961. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses e Franceses) pela Universidade de Lisboa, fez o Mestrado em Humanidades (Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea) pela Universidade Católica Portuguesa, em 2003, na extensão do Funchal. Trabalhou no Banco Borges & Irmão e no Banco BPI. É Professora na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares. Membro Fundador do Grupo de Folclore de Ponta do Sol, com o qual colabora pontualmente.

 

[NOTAS]

Uma das mais importantes compilações regionais deste género, uma obra fundamental para todos os interessados e estudiosos da cultura tradicional do povo, sendo esta a matéria-prima para um estudo futuro mais aprofundado sobre usos e costumes, contexto histórico e popular, dando a conhecer a uns ou reavivando a memória a outros os elementos culturais que ditavam a vida em comunidade.

 

«A compilação agora editada – reportada à Ponta do Sol, mas com muitíssimos pontos comuns com outras localidades da ilha da Madeira – pode ser um contributo importante nesse processo de investigação, concorrendo para um conhecimento mais amplo da memória insular.»

Do Prefácio, João Henrique Silva (ex-Diretor Regional de Cultura da Madeira).

 


Write a comment

Comments: 0

Subscribe to our mailing list

* indicates required