Rui Carvalho

Rui Carvalho nasceu em 18 de Junho de 1964. Desde 1982 que desenha e pinta. No inicio a sua produção era vendida nas ruas das cidades por onde viveu.

Funchal, Lisboa, Zurique, Berlim, Londres e Roterdão.

Em Zurique e Berlim teve contacto com a Vanguarda e Pós-vanguarda dos anos 90. A sua obra era conhecida somente num circulo restrito de amigos. Mais tarde despertou curiosidade e atenção no meio artístico português com a Exposição que esteve patente ao público na Porta 33 no Funchal no ano 2000 e 2005. E na Galeria 111 em Lisboa também em 2005.

Igualmente neste ano foi convidado para apresentar o seu trabalho na Arco 2005 em Madrid-Espanha pela Galeria Porta 33 - Funchal. Esta abertura do meio artístico a um percurso muito singular e atípico fora das academias e dos circuitos habituais, com trabalhos que se resolvem entre a Banda Desenhada e a Pintura deveu-se muito à persistência e energia que se desprendem nos trabalhos de Rui Carvalho para quem a expressão artística é antes de mais uma necessidade interior.

Aos 28 anos foi para Berlim na Alemanha onde o seu trabalho esteve exibido na Galeria de Oranienburguerstrasse na Kunsthaus-Tacheles no ano de 1994.

Fez várias Exposições colectivas destacando-se a dos painéis pintados nos finais da Antiga Casa das Mudas na Calheta-Madeira. A sua obra é baseada no Expressionismo Moderno.

As ultimas exposições realizadas foram no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos e no Centro Cultural Anjos Teixeira no Funchal em 2015 e também esteve neste ano na XIX BIENAL de Artes Plásticas da Festa do "Avante!" com 2 obras suas expostas. Faz parte do espólio do Museu de Arte Contemporânea do Funchal onde realizou uma Exposição individual em 2011 na Fortaleza do Forte de S.Tiago ( Funchal ). Também faz parte do espólio do "Madeira Corporate Service" entre outras.

 

Subscribe to our mailing list

* indicates required